About me

I am what we can call an IT guy. Not (anymore) the one that you call when your MS Office is not working properly, or even when your Windows 7 is not booting up (only if it resides on a Virtual Machine). After 15 years working with all kinds of technologies, from LANtastic networks to huge Hybrid Cloud environments, passing by Novell Networks, Windows NT/2k/2k3/2k8 administration, Linux Server administration and PostgreSQL DB Admin, I can say I am the kind of people you call when you are really in trouble. I have also developed applications in Cobol, Java, Visual Basic, and the ones I like most, PHP and C. Here is a photo so you know who I am and what I really like to do in my free time:

eu11

Actually, I am working almost exclusively with VMware, delivering official VMware training as a VCI (VMware Certified Instructor) for Pegasus Consultancy and working as a consultant for Globant Argentina. I am also a VCP3/4/5 (VMware Certified Profesional) and VCAP5-DCA (VMware Certified Advanced Profesional, Data Center Administration).

If you need any help/hints/tips, or want to invite some beers, just let me know.

Anúncios

10 Respostas para “About me

  1. Boa tarde Soares, tudo bem?

    Vou falar em Português com você mesmo.

    Preciso de uma grande ajuda sua. Hoje tenho uma infraestrutura Vcenter server com dois datacenters. O vcenter está com a versão 5.0 e estamos necessitando migrar para a versão 5.1.
    Hoje a base de dados do vcenter funciona em Oracle 10G Standard e vamos fazer backup da base de dados e restaurar em um ambiente 11G Enterprise.

    Nossa idéia inicialmente, é instalar um novo sistema operacional Windows server 2008 R2 em um novo servidor com ip diferente, instalar o vcenter 5.0 novamente, apontar o banco backupeado e ai sim fazer o upgrade para a versão 5.1.

    Dúvidas:

    – Os hosts ESXI vão perder a configuração de HA?
    -Os hosts esxi vão entender que mudou o gerenciador (vcenter)?

    Temos um ambiente virtual de mais de 200 servidores, não podemos de forma alguma perder a configuração de ESXI (hosts).

    Obrigado pela Ajuda.

    • Oi Vinicius,

      Obrigado pela consulta. Neste teu caso, primeiro vou comentar o que eu faria neste processo (tupo por partes):

      1. Alteraria SOMENTE o banco de dados sem alterar a versão do vCenter, nem a máquina.
      2. Alteraria a máquina do vCenter. Como isso vai alterar o IP do vCenter, vai ser necessário reconfigurar os ESXi (a KB http://kb.vmware.com/kb/1001493 vai te ajudar nisso). Use o método 1 se não quiseres perder nenhuma configuracão.
      3. Atualizaria o vCenter para a versão 5.1 já na nova máquina.

      E respondendo as tuas perguntas:

      – Se voce seguir as instrucões e usar o método 1 no ponto 2, nenhuma configuracão será perdida, nem de rede, nem de HA. Se voce seguir o método 2, o host vai sair e entrar do vCenter, sendo necessário somente a reconfiguracão do HA. A configuracão de rede não se perde, somente se voce está usando DVS.
      – Os ESXi não entendem que o vCenter mudou, por isso todo o procedimento do ponto 2.

      Espero ter ajudado 🙂

  2. Opa Soares, tudo bom?
    Buscando informações sobre a certificação VCP5-DV acabei encontrando seu blog. Parabéns pela qualidade do mesmo e pelos posts bastantes esclarecedores.
    Tem algum post seu dando dicas para essa prova? Busquei e não achei.
    Se nao houver, me poderia dar alguma?
    Obrigado
    Abs

    • Oi Mauricio,

      Obrigado por estar por aí. Não tenho um post aqui específico sobre o VCP5, só no meu outro blog em ingles: https://communities.vmware.com/people/marcelo.soares/blog/2012/06/28/tips-for-the-vcp-5-test

      Vou estar atualizando esta informacão, já tem muito tempo. E no mais é ir com calma e tranquilidade, e ler as questões com cuidado: muitas exigem uma boa interpretacão da pergunta. Leia a pergunta inteira, não saia respondendo só de ler o início. E no mais, boa sorte (e me avise se passar 😉

      • Opa Soares:
        Passando pra te agradecer pelas dicas e falar que dia 26/01 passei no exame.
        Agora é decidir o próximo passo e conseguir um trabalho na área. Alguma coisa 100% virtualização.
        O que você me recomenda, já que está na área? Cloud, datacenter ou escritório remoto?
        Abs e sucesso.

  3. Boa Tarde vmsoare, muito bom o seu blog.

    Sou novo em vmware, fiz um curso de 40 horas só que extraoficial e não me forneceram o id para fazer o vcp, mais para frente vou procurar uma modalidade online pois moro no interior de minas e não tem o curso oficial por aqui, recomendaria alguma instituição que oferece o curso nessa modalidade?.
    Outra dúvida Estou interessado em realizar o VCA, por se tratar de uma certificação online, no momento da prova pode se consultar outros materiais e o google por exemplo? Outra dúvida, o certificado em papel chega em casa como as outras certificações? obrigado.

    • Oi Daniel,

      Desculpe a demora em responder, mas sabe como é final de ano 🙂

      Quanto a tua consulta do curso, sugiro que procures um VATC (trabalho atualmente para a EMC Education – education.emc.com) ou diretamente no site da VMware (vmware.com/education) e ali tu vais achar cursos online, inclusive em portugues.

      Quanto ao VCA, a prova é online, tu faz em casa, então podes consultar o que quiser. Tem um vídeo de e-learning que é legal ver antes, mas se tu já fez um curso de VMware e tem já um certo conhecimento, o VCA não é tão difícil. Quanto ao certificado em papel, não sei sobre o VCA. VCP e VCAP chegam em casa, se eu souber de algo te aviso, mas acredito que sim, o certificado deva chegar ao teu endereco. Pode demorar, mas chega. De qualquer maneira, tu pode verificar o teu certificado online (e passar um link para qualquer pessoa saber). Aqui no meu blog da uma procurada sobre isso que tem um post exclusivo sobre este tema.

      Abraco,

      Marcelo

  4. Boas Marcelo, agradeço desde ja a criação deste blog, para ajudar a comunidade.
    TEnho um servidor fisico em ambiente VMware ESXi 5.1 com 3 placas de rede e em que 1 esta ligada à rede, que tenho acesso geral.Gostaria de configurar um Ip diferente nas minha maquinas virtuais. podes dar umas dicas de como poderei fazer essa alteração.

    Obrigado
    Pedro

  5. Boa noite Soares,

    seu tivesse descoberto seu blog anteriormente, iria me ajudar mais ainda. Amanhã farei minha prova do VCP550-DCV. Estudei através do livro VCP5-DCV – VMware Certified Professional Guide Data Center Virtualization on vSphere 5.5. Fiz diversos quiz do VMware Learn e somei com os Labs da Hol. Amigos meus fizeram e não se deram muito bem, bateu aquele medo e receio do famoso “FAIL”.

    Lendo seu blog, ajudou bastante com diversos pontos, mas puxa vida, muito tarde da noite rs. Mas vou tentar absorver o máximo durante esta noite e estar bem relaxado e descansado para amanhã.

    Seu blog é muito bom, parabéns e já ganhou um leitor assíduo.

    Abraços!
    Will

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s