vSphere 5.5 GA – disponível para download – novidades parte 1

Já está disponível para download o vSphere 5.5 – o que estava sendo esperado somente para outubro já está pronto e pode ser colocado em producão. Primeiramente gostaria de falar sobre a instalacão do produto via ISO, que segue sendo a mesma da série 5.x, portanto não precisamos mencionar nada de novo por aqui.

esx55_install_1

Para os saudosistas, ainda está disponível o vSphere Client instalável, versão 5.5, mas sem nenhuma melhoria ou nova funcionalidade.

Alguns itens que já verifiquei e que realmente são interessantes:

  • O tamanho dos discos VMDK agora pode ser de até 62TB (antes estávamos limitados a 2TB-512B, mas apenas em VMFS-5, e apenas com VMs que estão em um ESXi 5.5 (muito cuidado com ambientes mistos, portanto). Os RDMs de compatibilidade virtual também tem este novo limite (62TB).
  • O limite de memória física do ESXi foi dobrado, de 2TB a 4TB. Consequentemente, o máximo de vCPUs por core suportado também aumentou, de 25 para 32 (ou seja, 32 vCPUs de VMs por core físico máximo – se o seu host possui 2 Xeon quad core, suportará até 256 VMs de 1 vCPU, ou 128 de 2vCPU, por exemplo). Também aumentaram o número de CPUs lógicas por host (a 320, com HT habilitado, por exemplo).
  • O Fault Tolerance ainda possui as mesmas limitacões, e não suporta VMs com mais de 1 vCPU.

Uma GRANDE novidade está no vCenter Server Appliance: não está mais presente o limite de 5 hosts e 50 VMs quando se utiliza a base vPostgres interna para a versão 5.5 – portanto, agora, já se pode utilizar a base interna para ambientes grandes. O limite agora está em 400 hosts e 4000 VMs. O ideal é que o appliance seja alterado para suportar ambientes grandes, de acordo com a KB http://kb.vmware.com/kb/2057376.

Deixo aqui o Release Notes completo para os que queiram analisar: https://www.vmware.com/support/vsphere5/doc/vsphere-esx-vcenter-server-55-release-notes.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s