Verificar modelo e driver de nics no ESXi

Para verificar que placas existem em seu ESXi, muitas vezes não basta apenas ver pelo vSphere Client, ou usar a linha de comando como mencionado em meu post anterior. Somente saber que uma placa é Intel ou Broadcom não basta, e mesmo com o modelo em mãos os fabricantes criam uma grande quantidade de variacões de hardware.

Primeiramente, é necessário verificar exatamente que placa está conectada ao hardware e que driver ela está usando. Para isso, o velho comando lspci do Linux é útil – com a opcão “-p”:

lspci -p | grep vmnic

Após isso, se pode verificar que versão de drivers existem instaladas no ESXi:

esxcli software vib list | grep bnx2 (uso o bnx2 como exemplo)

No console, a visão deve ser algo do tipo:

esxinics_driversNo caso do screenshot, o driver da placa é o 2.2.1l.v50.1-1 (os outros tres drivers são de outras placas – bnx2x – ou para outras funcões – acesso iSCSI ou FCoE).

Para verificar se o driver está atualizado ou se existem atualizacões disponíveis, é possível verificar na HCL da VMware: www.vmware.com/go/hcl, conforme screen abaixo, usando os VID, DID, SVID e SDID – se for utilizado o nome da placa, pode-se chegar a inúmeros resultados sem que sejam conclusivos. O uso dos flags DID e VID ajudam a determinar exatamente que placa o seu sistema possui.

esxinics_drivers2Baseado nisso, pode-sechegar ao resultado abaixo:

esxinics_drivers3A direita, é possível ver que versões de ESX são suportadas para esta placa específica. Clicando no nome da placa, é possível ver que drivers suportam a mesma:

esxinics_drivers4Portanto, com o VID e DID que conseguimos com o lspci -p, podemos determinar que a placa Broadcom que temos possui um driver que está suportado, mas que possui atualizacões (o mais novo da lista é o que está mais acima). Neste caso, é recomendado que uma atualizacão de drivers seja realizada assim que possível.

Espero ter ajudado, no futuro menciono como atualizar drivers.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s