VCAP – Terminou a espera/Dicas para quem quer fazer

Finalmente! Depois de 1 mes de espera, veio o resultado domeu exame VCAP: APROVADO! E com score de 367 (máximo é 500, e o mínimo para ser aprovado é de 300).

Para quem não conhece, o VCAP é uma certificacão avancada da VMware (VMware Certified Advanced Profesional) e se divide em duas partes: o DCA Data Center Administration – o que eu fiz e fui aprovado) e o DCD (Data Center Design – meu próximo alvo). Para realizar o exame, é necessário:

  • Possuir VCP;
  • Solicitar autorizacão da VMware (pelo vmware.com/education);
  • Ter experiencia prática com ambientes VMware;

O meu caso foi bastante particular – tive que fazer a certificacão em São Paulo, e obviamente tive que viajar só para isso. Em Buenos Aires não existe centro autorizado para o VCAP-DCA – bom, até tem, mas no site do Pearson VUE não havia nenhuma data disponível EM QUALQUER MOMENTO este ano. Resumindo, voo de ida e volta no mesmo dia, mais aduana, checkin, taxi (transito de SP é fogo), acabei tendo 3 horas para fazer o exame (o total são 255 minutos, e sugiro fortemente usar cada um deles). São 26 questões, e na primeira hora eu tinha feito somente 6. O exame é totalmente prático, com um ambiente de 3 servidores físicos (físicos mesmo) montado para laboratório.

Dicas práticas sobre o conteúdo e o exame:

  • Realize os processos em modo multi-tarefa. Não espere um svMotion acabar para seguir para a próxima questão;
  • Estude os Resource Pools, como reservar/limitar exatamente a quantidade de memória necessária para um grupo de VMs. Teste as consequencias de ligar uma VM que não tem reserva garantida, e saiba calcular as reservas necessárias corretamente;
  • Estude os comandos do vMA, como adicionar hosts, autenticar, realizar comandos;
  • Estude como criar Distributed Switches, e como migrar portgroups de VMs de um switch Standard para um Distributed, e como migrar placas de rede físicas. Tenha MUITO claro como realizar operacões em um dvSwitch sem prejudicar o vmkernel de Management – uma vez que isso pode terminar com o seu exame prematuramente.
  • Verifique como funciona o Auto Deploy, o Host Profiles e como eles interagemumcom o outro;
  • Saiba como configurar um HA e seus advanced settings;
  • Saiba como configurar um DRS e também um Storage DRS;
  • Existe acesso a internet de dentro do ambiente do laboratório, limitado ao site da VMware. Voce pode consultar KBs e documentacão se necessário, mas cuidado para não perder muito tempo nisso (é um RDP, e o acesso pode ser lento);

Depois de terminado o exame, são 30 dias de espera até o resultado. No papel que voce recebe depois do teste, está escrito que são 15 dias úteis de espera, mas o pessoal do VMware Certification me avisou que podem chegar até 30 dias (corridos).

Qualquer consulta, não hesite em enviar um comentário, ou via twitter (aí do lado).

Anúncios

4 Respostas para “VCAP – Terminou a espera/Dicas para quem quer fazer

  1. Parabéns pela conquista e muito sucesso. Muito bom as dicas para quem ainda vai prestar o exame. Eu estou com uma certa dificuldade em relação a autorização da VMware. Já consta como autorizado, mas no site da VUE não aparece.. Enfim, espero conseguir resolver logo para prestar o exame. Pode me dizer qual foi o custo da prova?

    • Oi Alex, quanto a autorizacão, não me lembro exatamente quanto tempo levou, mas acredito que deve ser algo entre 1 ou 2 semanas. O custo é de USD 310, se tu estás no Brasil é mais fácil, porque em São Paulo tem a KA Solutions, e lá tem várias datas disponíveis, e o local é muito bem equipado para a certificacão (e também cursos). Boa sorte no teu VCAP 😉

  2. Sim, estou no Brasil/Rio de Janeiro. O problema é que já tenho autorização por parte da VMware e não aparece no site da VUE para eu poder agendar o exame…. 😦
    Vou ver se consigo resolver com o pessoal da Person VUE…

    Sucesso.

  3. A Ka Solution não está fazendo atendendo a PearsonVue, logo fazer prova lá não vai dar. Para este ano já não tem mais agenda, pq em SP só tem um centro autorizado a fazer o VCAP.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s